RESENHA E QUARTA DE CINEMA (ATRASADO, rsrsrs): Um Dia, de David Nicholls

Olá queridos, hoje vou falar para vocês um pouco sobre o livro e o que eu achei do filme de UM DIA. Vamos lá!

Um Dia – David Nicholls – 412 páginas – Editora: Intrínseca

Livro

“Foi um dia memorável, pois operou grandes mudanças em mim. Mas isso se dá com qualquer vida. Imagine um dia especial na sua vida e pense como teria sido seu percurso sem ele. Faça uma pausa, você que está lendo, e pense na grande corrente de ferro, de ouro, de espinhos ou flores que jamais o teria prendido não fosse o encadeamento do primeiro elo em um dia memorável.”

Charles Dickens, Grandes Esperanças

Você já parou para pensar, o quanto um dia pode mudar sua vida ou o quanto uma pessoa pode mudar sua vida ou o quanto o amor dessa pessoa pode mudar sua vida???? Pense…

Este livro, conta uma estória de amor e amizade, entre Emma Morley e Dexter Mayhew (Em e Dex, para os íntimos…rsrsrsr).

Emma, segundo Dex, “era bonita, mas parecia constrangida com isso” e Dex, segundo Emma, ““bonitão” um termo banal, do século XIX, mas na verdade não havia outra palavra que o descrevesse, a não ser talvez “lindo””.

Eles estudavam juntos, mas só se conheceram de fato no dia de sua formatura e também de São Swithin, dia 15 de Julho de 1988. E esse dia ficou marcado na vida deles. O livro narra a vida deles,  durante 20 anos todo dia 15 de julho. Durante estes anos,  eles estivessem juntos ou  separados, sempre estavam pensando um no outro. E estes pontos são descritos com uma riqueza de detalhes, o amor que um sente pelo outro, um amor que acontece aos poucos, um amor simples.…Lindo!!!!

“De repente me peguei pensando em você, e pensando que pena que não está aqui para ver isso, para vivenciar isso, aí eu tive a seguinte revelação.
Você deveria estar aqui comigo.”

O autor, narra em 3° pessoa, de uma forma muito real (real mesmo… e foi isso que mais me cativou no livro!!), o amadurecimento em nossas vidas, nossas alegrias e tristezas, acertos e burradas, nossos sonhos e expectativas, nossos fracassos e decepções, e o quanto a vida é frágil e mutável. Porém ele também nos ensina, de certa forma, como lidar com essas situações, mostrando o que o amor faz em nossas vidas, (amor em geral… de mãe, de pai…). E que se relacionar com uma pessoa mesmo a amando, pode não ser tão fácil.

“Dexter, eu te amo muito. Muito, muito, e provavelmente sempre amarei. Só que eu não gosto mais de você.”

Realmente um livro emocionante e cativante.

O Filme

O filme, deu vida a fotografia do livro (e isso eu amo quando um livro se torna filme!!!), conseguiu viajar pelo mundo do Dex. Achei o filme bem fiel ao livro. Isso lógico, foi obra do roteirista do filme, que foi o próprio escritor.

Nos papeis principais Anne Hathaway (Eu sou suspeita para falar sobre os filmes dela… amooooo!!!!!), como Emma e Jim Sturgess, como Dexter. Filme foi lançando em 2011.

Sugestão: Leiam o livro e depois vejam o filme….E espero que gostem =)

Liliane

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s