[RESENHA] BELEZA PERDIDA, DE AMY HARMON.

CAPA-Beleza-Perdida
Young Adult|| Beleza Perdida|| Amy Harmon|| Editora: Verus|| Páginas: 336

Sinopse: Ambrose Young é lindo — alto e musculoso, com cabelos que chegam aos ombros e olhos penetrantes. O tipo de beleza que poderia figurar na capa de um romance, e Fern Taylor saberia, pois devora esse tipo de livro desde os treze anos. Mas, por ele ser tão bonito, Fern nunca imaginou que poderia ter Ambrose… até tudo na vida dele mudar. Beleza perdida é a história de uma cidadezinha onde cinco jovens vão para a guerra e apenas um retorna. É uma história sobre perdas — perda coletiva, perda individual, perda da beleza, perda de vidas, perda de identidade, mas também ganhos incalculáveis. É um conto sobre o amor inabalável de uma garota por um guerreiro ferido. Este é um livro profundo e emocionante sobre a amizade que supera a tristeza, sobre o heroísmo que desafia as definições comuns, além de uma releitura moderna de A Bela e a Fera, que nos faz descobrir que há tanto beleza quanto ferocidade em todos nós.

Hi guys! Tudo bem?

Gostaria de poder fazer esta resenha da maneira certa, ou melhor, queria poder demonstrar a vocês o quanto que amei este livro. Primeiramente me apaixonei pela capa – que devo confessar a vocês que achei bem melhor que a original, a Verus Editora foi bem feliz na escolha – segundo me apaixonei pela sinopse. Foi quando percebi que poderia gostar muito deste livro, mas ele foi além das minhas expectativas. Comoveu-me de maneira surpreendente! Acho que de qualquer forma, não há adjetivos suficientes que possa descrever os meus sentimentos em relação à Beleza Perdida.

Faz alguns dias que terminei de ler o livro, para ser mais exata 20 dias, e ainda não havia conseguido vir escrever a resenha. Me entendam! Não é falta de amor ou de inspiração, mas sim, medo de não conseguir mostrar toda sua essência, sua mensagem de forma correta, pois acho muito mais fácil falar de algo que não gostamos do que o contrário. Concordam? Também não quero dar muitos detalhes sobre a narrativa para não “estragar” a magia da leitura.

Beleza Perdida é o primeiro livro da escritora Amy Harmon publicado no Brasil. E teremos mais três livros dela lançados pela Verus e se eles forem tão amor quanto Beleza Perdida sugiro que guardem o nome desta escritora na memória. Em Beleza Perdida temos uma história sobre a beleza, não a beleza física, mas aquela que vai além do que os olhos conseguem ver. Não a beleza que te faz suspirar, mas aquela que somente podemos conhecer/descobrir depois de olhar/sentir com o coração. Amy Harmon explorou em seu livro de uma forma sensível e completa, com referências a 11 de setembro e a Shakespeare, por exemplo, e ainda nos faz lembrar o conto de fadas A Bela e a Fera, justamente por explorar a beleza.

20151102_152454

“ – A verdadeira beleza, aquela que não se desvanece ou se esvai, precisa de tempo, de pressão, precisa de uma resistência incrível. É o gotejamento lento que faz a estalactite, o tremor da Terra que cria as montanhas, constante bater das ondas que quebra as rochas e suaviza as arestas. E da violência, do furor, da ira dos ventos, do rugido das águas emerge algo melhor, algo que de outra forma nunca existiria. E assim suportamos. Temos fé na existência de um propósito. Temos esperança em coisas que não podemos ver. Acreditamos que há lições na perda e poder no amor, e que temos dentro de nós o potencial para uma beleza tão magnífica que o nosso corpo não pode contê-la.”

No decorrer da leitura das primeiras páginas, me empolguei com a escrita de Amy Harmon, me apaixonei perdidamente pelas personagens e no avanço da leitura a história foi preenchendo os espaços vazios e me deixando completa. Esse livro é um daqueles que dá vontade de reler e (re)viver todas as emoções sentidas na primeira leitura. Uma das temáticas retratadas na narrativa é o amor e a amizade, sentimentos puros, verdadeiros e sinceros.

A narrativa é contada em 3ª pessoa, de forma encantadora e detalhada a autora liga os personagens com emoções, acontecimentos, vivências. A história transcorre por alguns anos e por vezes é redirecionada à infância das personagens por meio de flashbacks. A história gira em torno, principalmente, de Fern Taylor – uma garota normal, feia para os outros (ruiva, usa óculos, aparelho, é magra e baixa e apaixonada por Ambrose) e  Ambrose Young – o menino prodígio e lindo da cidade de Hannah Lake, cabelos até os ombros, musculoso, alto. Até tudo mudar. E quando muda, Fern continuará apaixonada por Ambrose, pois ela continua enxergando a verdadeira beleza de Ambrose, não a casca. Como amei a história desses dois! ❤

share_tempory

“Para Fern, Ambrose Young era absolutamente lindo, um deus grego entre os mortais, um ser de contos de fadas e de telas de cinema. […] O formato quadrado de seu queixo talhado o impedia de ser bonitinho demais; isso e o fato de que tinha 1,90 de altura – sem sapatos – , pesava robustos noventa e sete quilos aos dezoito anos e tinha um corpo repleto de músculos, dos ombros até as panturrilhas definidas.”

Não posso deixar de mencionar os outros personagens, pois para mim eles são de suma importância para o desenvolvimento do enredo. Grant, Paulie, Jesse e Beans são grandes amigos de Ambrose e, também, são lutadores e compartilham um momento realmente triste e emocionante do livro. E temos o grande Bailey, primo da Fern e também  grande amigo dos lutadores. Gente, como amei esse personagem! ❤ Bailey, ainda criança descobriu uma doença, mas apesar disso gosta de viver a sua vida intensamente. Sugiro que quando vocês forem ler esse livro, se preparem para grandes emoções ao lado de Bailey. Ele é determinado, forte e extremamente inteligente.

“ – Talvez  todo mundo represente uma peça do quebra-cabeça. Todos nós nos encaixamos para criar essa experiência que chamamos de vida. Nenhum de nós consegue enxergar o papel que desempenha ou a forma como tudo vai acabar. Talvez os milagres que vemos sejam apenas a ponta do iceberg. E talvez a gente apenas não reconheça as bênçãos que resultam de coisas terríveis. ”

20151102_151845

Nesse romance tudo foi escrito e organizado de forma bem pensada, de maneira que tudo é conectado de forma perfeita. Não existem fios soltos em Beleza Perdida. Amy Harmon escreve maravilhosamente bem sobre perdas… Perda do amor, perda da beleza, perda da ingenuidade, perda da confiança. Gente é muito amor! Eu chorei, eu sorri, sofri. Eu super recomendo a leitura deste romance! E quando lerem comentem aqui, por favor! Preciso saber o que vocês acharam. 😉

Um cheiro em cada um de vocês!

Malu ❤

34 comentários sobre “[RESENHA] BELEZA PERDIDA, DE AMY HARMON.

  1. Ola Malu lindona que resenha repleta de emoção, pelo visto o livro te marcou, leio muitos elogios a escrita da autora. e destacar amizade e o amor sempre nos conduz a lindas histórias. Já estou com esse livro espero gostar assim como você, a capa é linda. Gostei de saber que os personagens secundários são bem aproveitados na trama. Não vejo a hora de ler e emocionar. beijos

    Joyce
    http://www.livrosencantos.com

    Curtido por 1 pessoa

  2. Oi. Malu,
    Já curti o premissa da sinopse, adoro quando tem “essas releituras”!
    Agora, tudo me cativou, todos os elementos que você apresentou me deixaram com muita vontade de ler. Adoro quando o autor tem essa capacidade de envolver o leitor, transmitindo os sentimentos que cada personagem sente em determinada cena e o que acaba transparecendo em nós. Eu, definitivamente, não posso ler fora de casa, por que sou cheia de reações como se acompanhasse ao lado de cada personagem.
    Parabéns,
    bjs, Ju

    Curtido por 1 pessoa

  3. Olá, Malu.
    Já me senti assim algumas vezes, Parece que por mais que a gente escreva não vai fazer jus a o quanto o livro é bom. Você devia ter colocado a outra capa aqui, porque eu não conheço para comparar hehe. Quero muito ler esse livro por ser baseado em um conto que amo e por ter certeza de que vai me fazer refletir sobre muita coisa.

    Blog Prefácio

    Curtido por 1 pessoa

  4. Ai que emoção… mal terminei de ler a sinopse e já queria conhecer essa história, quando terminei de ler sua resenha já estava totalmente rendida… amo livros que mexem assim conosco e nos poe numa sinuca daquelas na hora de resenhar. Já está na minha lista, pois preciso conhecer essa história mais intimamente,

    Raíssa Nantes

    Curtido por 1 pessoa

  5. Gente, essa capa não me chamaria atenção e se não fosse eu vir ver sua resenha não me interessaria em procurar uma! hahaha Só de ver que faz lembrar A Bela e a Fera já quero *-* sou apaixonadíssima !!! Adorei sua resenha, achei muito bem estruturada! E pode deixar, vou guardar o nome da autora pra quando a editora lançar os próximos livros dela eu ficar esperta! Beijos
    -Mari

    Curtido por 1 pessoa

  6. Malu, florzinha. Amei seu blog. Parabéns! E que livro é esse? 1: capa magnifica; 2: que estória é essa? Adoro esses tipos de romances; 3: Preciso comprar urgente :O Adoro livros que vão além do físico e sim do ser. Anotei o nome da autora e vou adquiri-lo.

    Beijos

    Amantes da Leitura

    Curtido por 1 pessoa

  7. Oiee ^^
    É tão bom quando um livro nos rouba as palavras, não é?! Estou doida para ler “Beleza perdida” desde a primeira resenha que eu li dele, e ele é inclusive o primeiro livro na minha listinha de desejados. Ainda não o tenho, mas de 2015 não passa. Essa capa é tão linda, e a história parece ser tão apaixonante ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    Curtido por 1 pessoa

  8. Eu já queria ler esse livro, mas sabe qual a sensação que eu tive ao ler a sua resenha? um entusiasmo enorme, acho que você gostou tanto do livro que me transmitiu isso, eu fiquei muito mais interessada nele agora, de verdade. Eu também acho essa capa um show, bjs

    Curtido por 1 pessoa

  9. Oie Malu!!
    Eu li Beleza Perdida tem uns dois meses mais ou menos e eu tb fiquei maravilhada com a história. Mas, ao contrário de você, não me empolguei muito no início nao. Pra mim, demorou pra história “decolar”. Mas, o meio pro final realmente me fez perder o fôlego. O final, principalmente é lindo demais. O que é o Bailey gente?? Muito, muito amor!! Foi a personagem que mais gostei.
    Com certeza já estou esperando pelo próximo da Amy Harmon. Espero que Infinito mais um seja tão bom qto Beleza Perdida.
    Bjo

    Curtido por 1 pessoa

  10. Olá.
    Tudo bom?
    Difícil fazer uma resenha de um livro que consideramos fantástico. Eu mesma já tive essa dificuldade e quase que não consegui.
    Fiquei bastante curiosa com a trama e estou com ele aqui para ler, mas cadê tempo?
    Adorei seu ponto de vista.
    Ótima resenha.
    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

