[Entrevista] Papo literário com a escritora Tati Cardoso

Olá meu povo! Tudo bem com vocês?

A linda escritora Tati Cardoso topou conceder uma entrevista ao blog Lendo & Cozinhando. Fiquei mega feliz! ❤ Pois assim vocês tem a oportunidade de conhecer um pouco sobre essa nova escritora. Muito obrigada, Tati! ❤

Entrevista

Tatiana Cardoso nasceu em 04 de Julho de 1994 no município de Salinópolis/Pa. Cursa Ciências Sociais na Universidade Federal do Pará. É amante da leitura e de uma boa comida. E, segundo ela mesma, ela é uma garota que não se leva muito a sério. É super ansiosa, faz mil coisas ao mesmo tempo e adora assistir séries. Adora uma boa música e quase seguiu a carreira de cantora. Seu livro de estreia “Não Sou Louise” será lançado na Bienal do Livro em São Paulo pela Editora Angel, no dia 26/08/2016.

Após essa breve biografia, vamos a entrevista?

1 Primeiramente, fale um pouco sobre você. Seus hobbies? Sonhos?

Falar de si é bem complicado. (risos) Mas vou tentar. Eu sou bem divertida, adoro fazer as pessoas que eu amo rirem. Gosto de gente que senta comigo para tomar café ou cerveja. Gosto de ouvir histórias de amor e que vão me deixar inspirada. Gosto de cantar, quase isso vira profissão. Gosto de ler. E de comida. Eu amo comer muito. Acho que é isso. (Eu não sei falar de mim, não).

2 Qual o livro mais marcante que você leu até hoje?

São muitos livros. Mas para selecionar um, é o “Como Eu Era Antes de Você”, de Jojo Moyes. Para quem leu sabe que o final destruiu qualquer pessoa. E eu como legitima canceriana que sou – a que chora em final de livro – enchi um balde e pensei no livro durante uma semana.

3 Houve algum momento em que você decidiu se aventurar no mundo da escrita?

Na verdade isso foi bem espontâneo. Com 14 anos eu comecei a escrever poesias, crônicas e a imaginar muitos romances. Eu tinha um caderninho com meus textos, mas como sou preguiçosa, nunca passei um romance para o papel.

4 Escrever um romance foi natural para você. Ou você teve que se esforçar bastante para transpor sua imaginação para o papel?

O romance sempre surgiu na minha cabeça. Eu montava todos os diálogos, cenas e às vezes até interpretava na frente do espelho (kkk). Depois que passei a ler no Wattpad, resolvi criar vergonha e começar a escrever todas essas estórias que iam surgindo.

5 De onde surgiu a inspiração para escrever “Não Sou Louise”?

O “Não Sou Louise” surgiu de um sonho. Onde é exatamente a primeira cena do livro. No dia seguinte esse sonho não saiu da minha cabeça. Logo depois eu estava com meu namorado no ônibus e havia uma menina de costas na cadeira da frente e ele disse que ela era parecida comigo. Eu olhei e realmente achei parecida. Na hora eu tive um clic e soube que deveria escrever sobre isso.

6 Teve algum escritor(a) que influenciou você no tipo de escrita?

Sim, a Mia Sheridan passou a ser minha escritora favorita por ter me ajudado tanto, só pelo simples fato de eu ler seu livro. A segunda escritora é a Jojo Moyes.

7 Quais dicas você daria para quem está pensando em se aventurar na escrita de um livro?

Eu entrei no mundo literário e percebi o tanto de gente que escreve. Eu não fazia ideia desse número. Tenho amigos que escrevem e tem vergonha de mostrar. A dica que dou é para mostrar o que você escreve. Posta, marca os amigos, manda para as editoras. Se mostra! Tem muitos sites no qual você pode postar seu livro, contos, poesias, enfim. Vai fundo!

8 Alguma personagem é baseada em alguém que você conheça? Alguma situação transcrita no livro vem de uma experiência pessoal?

Sim para a primeira. No meu livro tem pessoas com seus nomes reais e que são meus amigos aqui fora. Resolvi colocar pessoas no qual eu já conheço a personalidade e que seria mais fácil de escrever. Já os principais, eles criaram suas personalidades e me deixaram louca. Na segunda pergunta, não há nenhuma experiência.

9 Quais são seus autores favoritos?

Lista grande essa. Rs Colocarei aqueles que de alguma forma mexeram muito comigo por meio de seus livros. Mia Sheridan, Jojo Moyes, Bianca Briones, Camila Moreira, Dani Atkins, Paulo Coelho, entre outros.

10 Você tem algum novo projeto surgindo por aí?

Ora se não! Haha. O segundo livro da duologia “Não Sou Louise” está a caminho e outro projeto que já escrevi, mas em forma de conto, que pretendo transformá-lo em um romance. Fora os que estão esperando na fila para ganharem vida.

11 Gostaria de dizer algo para os leitores do Blog Lendo & Cozinhando?

Eu sou tímida. Kkk. Sou mesmo! Eu fiquei com vergonha de responder o que a Malu Barroso me mandou. Mas posso dizer que sou Legal. Fala comigo e tu vais ver. Hahaha. Quero agradecer esse espaço, nesse blog lindo, e de uma amiga linda. Acompanhem tudo o que ela posta, pois é feito com muito amor.

Leia o “Não Sou Louise”, assim como eu, você vai se apaixonar! 😉

IMG-20160718-WA0000

Espero que tenham gostado da entrevista, comentem e mais uma vez agradeço à Tati Cardoso por nos ceder um pouquinho de seu tempo. 😉

Se quiserem conhecer um pouco mais do trabalho da escritora acessem a fanpage dela: Tati Cardoso

Beijos e até o próximo post!

Malu ❤

5 comentários sobre “[Entrevista] Papo literário com a escritora Tati Cardoso

Deixe um comentário

