[Entrevista] Papo Literário com a escritora Camila Pelegrini

Olá, amores! Tudo bem?

Sei que estou em falta com vocês, mas é que andei meio ocupada esses dias. Mas estou de volta! ❤ E hoje vamos conhecer a autora Camila Pelegrini. Ela foi maravilhosa em aceitar responder as perguntinhas do blog. Então vamos conhecer o trabalho dessa maravilhosa escritora?

14509361_968665276592647_595798837_n

“Com um sonho na cabeça e uma caneta na mão, Camila Pelegrini (22 anos), estudante de direito e professora de inglês, criou um mundo pela primeira vez. A mais nova escritora é de Mogi Guaçu e é uma consumidora assídua de livros, o que chega até a ser um vício (um dos bons é claro). O livro Sombras do Medo é o primeiro publicado e ela já trabalha em suas próximas obras.” (Texto extraído da Editora Arwen)

L.C. Camila, primeiramente nos fale um pouco sobre você.

C.P. Huum.. Camila é uma apaixonada por literatura, animais, política e pela ideia de contribuir para um mundo melhor. Vivo pelas minhas convicções e pelo objetivo de tentar crescer como profissional e como ser humano.

L.C. Qual o livro mais marcante que você leu até hoje?

C.P. Pollyanna e Capitães de Areia.

L.C. Em que momento de sua vida você decidiu que escreveria o romance “Aos Olhos de Zoe” e compartilharia com pessoas desconhecidas?

C.P. Quando terminei Sombras do Medo, tive a ideia de Aos Olhos de Zoe. Comecei a escrever paralelamente a uma outra história, que me parecia muito mais especial. No entanto, quando Zoe foi tomando forma, abandonei o outro livro e me entreguei, de corpo e alma, ao romance. Depois de escrito, senti muita vontade de compartilhá-la com quem quer que quisesse ouvir.

L.C. Escrever sempre foi natural para você. Ou você teve que se esforçar bastante para transpor a sua imaginação ao papel?

C.P. Eu sempre escrevi, mas costumava me ater a textos acadêmicos. Sombras do Medo foi minha primeira experiência nesse sentido e, apesar das dificuldades próprias da escrita de um romance, me encontrei ali.

L.C. De onde surgiu a inspiração para escrever o romance “Aos Olhos de Zoe”?

C.P. Aos Olhos de Zoe é minha tentativa de, através da literatura, mostrar o quanto é importante o respeito pelos animais, a responsabilidade por suas vidas. Queria mostrar o quanto podemos aprender com outras espécies, se os observarmos com atenção. Zoe é minha personagem favorita de toda a vida, porque contou a história de um jeito muito singelo e ensinou também para mim várias lições.

L.C. Teve algum escritor(a) que influenciou você no tipo de escrita?

C.P. Costumo dizer que tudo o que lemos de alguma forma nos influencia, ainda que não percebamos, então acho que todos que já li haha

L.C. Quais dicas você daria para quem está pensando em se aventurar na escrita de um livro?

C.P. Diria para ler muito, ter fé em você e nos seus projetos, estudar, escrever, escrever, reler, apagar, escrever haha É importante que você tenha em mente que é um trabalho desafiador e que vai exigir muito de você, mas, por isso mesmo, é extremamente prazeroso o resultado.

L.C. Ao criar seus personagens, você costuma colocar muito de si mesma em cada um deles, ou procura colocar características de pessoas que convivem com você?

C.P. Os personagens costumam vir prontos para mim, com sua própria carga de experiência, vontades, peculiaridades. É impossível dizer que não são influenciados pelo meio em que vivo, mas não é de propósito. E sim, me reconheço em algumas características dos meus personagens haha

L.C. O que é pior: começar ou terminar um livro?

C.P. Sempre tenho  o final planejado, e o começo vem com a empolgação natural de uma história nova, então, para mim, o meio haha

L.C. Qual é a maior dificuldade em publicar um livro?

C.P. Todo o caminho que permeia a publicação de um livro é recheado de desafios. Escrever em si é desafiar a si mesmo constantemente, buscando crescimento, tentando encontrar tempo com o restante das obrigações do dia a dia. Mas eu diria que o mais complicado é a divulgação pós publicação. O livro leva um tempo até conseguir andar com suas próprias pernas, e nós, como pais da obra, precisamos ajudá-lo o tempo todo. Isso exige tempo, disposição, criatividade, recursos.

L.C. Quais são seus autores favoritos?

C.P. Jorge Amado, Machado de Assis, J.K. Rowling, Stieg Larsson, e claro, meus autores nacionais amigos: Ju Daglio, L.L. Alves, Italo Natã, Ananda Veloso, Tati Durães, Le Godoy.

L.C. Você tem novos projetos em mente? Pode nos contar?

C.P. Tenho vários, o que não tenho é tempo para realizar todos na velocidade que gostaria haha Estou trabalhando em dois novos livros com o apoio de Coaching literário, o que tem sido incrível para meu crescimento. Tenho também como prioridade escrever a continuação de Aos Olhos de Zoe.

L.C. Camila, obrigada pela entrevista! Gostaria de dizer algo para os leitores do Blog Lendo & Cozinhando?

C.P. Eu que agradeço pela oportunidade, pelo carinho e atenção em me ceder este espaço. Gostaria de agradecer a todos vocês que apostam na literatura nacional e fortalecem nosso meio. É tudo por vocês! Beijos!

Amores, espero que vocês tenham gostado da entrevista. aproveitem para conhecer os romances da Camila Pelegrini. Camila, só posso deixar meus sinceros agradecimentos a você, por ter cedido um pouco do seu tempo ao blog Lendo & Cozinhando. ❤ Desejamos muito sucesso e, claro, muita imaginação para que você continue nos presenteando com lindas histórias.❤

Beijos!

Malu ❤

Anúncios

5 comentários sobre “[Entrevista] Papo Literário com a escritora Camila Pelegrini

  1. Oii, bom dia Malu 🙂
    É tão bom conhecer um pouquinho mais dos autores, eu amo esse espaço que tem no blog dedicado a entrevistas!
    Fiquei muito animada quando vi que a entrevistada era a autora Camila Pelegrini. Acompanho a página da Editora Coerência e desde o lançamento que estou querendo ler “Aos Olhos de Zoe”.
    Beijinhos ❤

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s